← Início » Exóticas » Árvores e Palmeiras
A Espatódea (Spathodea campanulata) é uma árvore da família Bignoniacea, também conhecida como bisnagueira, tulipeira-do-gabão, xixi-de-macaco ou chama-da-floresta.
Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com frequência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelha-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente frequentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos.
O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa.
As flores abertas têm uma forma de taça e retém a humidade do orvalho ou da chuva, podendo tornar-se atractivas para muitas espécies de aves, apesar da toxidade apresentada para as mesmas. Em jardins e parques neotropicais, o seu néctar atrai muitos beija-flores, como o beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis), o beija-flor-preto (Florisuga fusca), o besourinho-de-bico-vermelho (Chlorostilbon lucidus) ou o beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura).
A sua madeira é macia e por isso a árvore é por vezes usada por aves que fazem os seus ninhos escavando os troncos.
O nome genérico deriva da palavra grega spathe (σφατηε), relativa ao cálice em formato de espádice
As flores, numerosas, surgem no verão.
Multiplica-se por sementes. As sementes são aladas. A frutificação em forma de vagens inicia-se de 3 a 4 anos após o plantio. Atenção: planta exótica, e com indícios de ser tóxica para algumas espécies de abelhas e aves. Prefira sempre cultivar plantas nativas.
Beija-flores e periquitos, entre outras.
Natural África tropical.